
A Nvidia, empresa mais valiosa do mundo, divulgou mais um trimestre de crescimento sustentado em vendas em seu relatório financeiro de quarta-feira, registrando $46,7 bilhões em receita, um aumento impressionante de 56% comparado ao mesmo período do ano anterior. Este crescimento foi amplamente impulsionado pelo negócio de data centers dominado pela inteligência artificial, que registrou um crescimento de 56% ano a ano.
Lucro Líquido Dispara 59% com Boom da IA
A gigante dos semicondutores também viu seu lucro líquido crescer substancialmente desde o ano passado. A empresa reportou um lucro líquido de $26,4 bilhões no segundo trimestre, um salto de 59% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No total, a companhia obteve $41,1 bilhões em receita de vendas de data centers no trimestre, sugerindo que a demanda das empresas de IA por GPUs de ponta continua crescendo exponencialmente. A geração mais avançada de chips da empresa, Blackwell, foi responsável por $27 bilhões dessas vendas.
CEO Jensen Huang Prevê Trilhões em Investimentos em IA
"Blackwell é a plataforma de IA que o mundo estava esperando", disse o CEO Jensen Huang em comunicado que acompanha o lançamento dos resultados. "A corrida da IA começou, e Blackwell é a plataforma no seu centro."
Huang afirmou que a empresa espera ver entre $3 a $4 trilhões em gastos com infraestrutura de IA até o final da década. "$3 a $4 trilhões é bastante sensato para os próximos cinco anos", disse ele a um analista durante a chamada de resultados.
Parceria Estratégica com OpenAI Destaca Performance
A empresa fez questão de destacar seu papel no lançamento dos modelos open source gpt-oss da OpenAI no início deste mês, que envolveu o processamento de "1,5 milhão de tokens por segundo em um único sistema Nvidia Blackwell GB200 NVL72".
Desafios no Mercado Chinês Impactam Vendas
Os resultados também revelaram a luta contínua da Nvidia para vender seus chips nos mercados chineses. A empresa não reportou vendas de seu chip H20, focado na China, para clientes chineses no trimestre passado. No entanto, a Nvidia reportou que $650 milhões em chips H20 foram vendidos para um cliente fora da China.
Mudanças nas Políticas de Exportação Sob Trump
Os Estados Unidos há muito restringem vendas de GPUs avançadas para clientes chineses - mas a situação geopolítica mudou significativamente sob o presidente Trump. A empresa agora tem permissão para vender chips para a China, desde que pague um imposto de exportação de 15% ao Tesouro americano, resultado de um acordo não convencional que estudiosos jurídicos descreveram como abuso inconstitucional de poder.
Durante a chamada de resultados, a CFO da Nvidia, Colette Kress, deixou claro que a falta de remessas foi resultado da incerteza em torno do acordo, que não foi oficialmente codificado em regulamentação federal. "Embora alguns de nossos clientes baseados na China tenham recebido licenças nas últimas semanas", disse Kress, "não enviamos nenhum dispositivo H20 baseado nessas licenças."
Projeções Otimistas para o Terceiro Trimestre
A Nvidia projeta $54 bilhões em receita para o terceiro trimestre. A empresa observou que suas perspectivas para o terceiro trimestre, que podem variar 2% para qualquer direção, não incluem nenhuma remessa de H20 para a China.
O governo chinês oficialmente desencorajou o uso de chips Nvidia por empresas locais, levando a empresa a supostamente interromper a produção do chip H20 no início deste mês.
Comentários
Deixe seu comentário
Seja o primeiro a comentar!
Compartilhe sua opinião sobre este artigo.